top of page
Blog: Blog2
Buscar
Foto do escritorCristina Cardoso

Entenda as principais atividades de um esteticista

Enquanto diversos setores econômicos do Brasil ainda passem por momentos de crise e estagnação, o mercado de estética e beleza vem na contramão surpreendendo pelos resultados obtidos. Segundo o SENAC, dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) apontam que nos últimos cinco anos o mercado de estética cresceu mais de 500% no país, alavancando também a demanda por profissionais especializados.

Portanto, se profissionalizar na área pode render boas oportunidades e retorno financeiro acima da média. Agora que você já sabe qual é a situação do mercado de estética, confira todos os detalhes sobre as atividades de um esteticista.



As principais atividades de um esteticista

Estética facial: procedimentos que envolvem as características e necessidades da pele, com intervenções como hidratação, suavização de linhas de expressão, peelings, tratamentos contra manchas e envelhecimento, limpeza e revitalização da pele e ainda os mais recentes, e que estão em alta, design de sobrancelha, alongamento de cílios e maquiagem definitiva.

Estética corporal: tratamentos que promovem uma melhor definição aos contornos do corpo, por meio da redução de medidas ou eliminação de celulite, estrias, gordura localizada, flacidez e qualquer inconveniente estético que comprometa a silhueta da pessoa.

Estética capital: também conhecida como tricologia, esta área de atuação engloba a avaliação, diagnóstico e encaminhamento do paciente para o tratamento mais adequado, de acordo com a situação em que o cabelo se apresente. Os cuidados específicos mais comuns são transplante de cabelo e tratamento terapêuticos para patologias como caspa, dermatite seborreica e queda de cabelo. Podem também incluir tratamentos estéticos para a beleza dos fios como hidratação e nutrições.

Acompanhamento hospitalar: diferente das áreas citadas acima, aqui o esteticista atua em procedimentos mais ligados à saúde, por meio de tratamentos que minimizem os desconfortos de intervenções cirúrgicas. Há diversos procedimentos que podem ser realizados, tanto no pré quanto no pós-operatório.

Consultoria na Indústria Cosmética: com a demanda cada vez maior por profissionais qualificados e especializados, uma outra forma de atuação pode ser por meio de consultoria para indústrias de cosméticos, gerência de indústrias e empresas do ramo ou até mesmo como professor em cursos e faculdades.

Depois de conhecer um pouco mais sobre as áreas de atuação, descubra quais os campos de trabalho que necessitam destes profissionais.


Campos de trabalho para profissionais de estética

Salões de beleza: há muito campo de trabalho nesta área, sendo que as formas mais comuns de atuação são na maquiagem, na micropigmentação e alongamento de cílios. A depilação é outra possibilidade de trabalho neste ambiente.

Maquiagem profissional: com grande destaque no mercado de cosmética, os profissionais encontram oportunidades para trabalhar com foto e passarela, maquiagem artística, body paiting, efeitos especiais com maquiagem e consultoria de imagem.

Consultórios médicos: aqui o profissional auxilia o médico responsável nos procedimentos de botox e lifting, por exemplo, além de cuidar do pré e pós-cirúrgico dos pacientes.

Spas: com possibilidade de atuar com diferentes procedimento como limpezas de pele e hidratação, tendo as massagens relaxantes ou funcionais como os procedimentos mais procurados.

Academias: local onde também há muita procura pelas massagens relaxantes e procedimentos funcionais como a drenagem linfática, que auxilia o paciente na definição muscular e perda de peso.

Autônomos: mesmo com tantas opções de locais de atuação, é também possível trabalhar de forma autônoma, sendo seu próprio chefe. Exemplos disso são os consultores de conteúdo para sites e blogs voltados para o tema ou profissionais que optam por abrir o seu próprio negócio, como um centro de estética.

Como você pode ver, para trabalhar nessa área não faltam opções. Há diversas áreas de atuação que englobam as atividades de um esteticista e muitas opções de campos de trabalho também. Mas quem decidir atuar saiba que é preciso ficar de olho na legislação.


Legislação para profissionais de estética

Saiba que é necessário se capacitar e obter diplomas em níveis técnicos de Estética e Cosmetologia ou equivalentes em instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação. Também é preciso seguir a legislação vigente, que determina normas e procedimentos, além do utilização adequada dos equipamentos destinados às atividades e ao serviço.


Se você está pensando em seguir esta promissora área, assine a nossa newsletter e receba conteúdos que podem auxiliar você nesta jornada.

Comments


bottom of page