top of page
Blog: Blog2
Buscar
Foto do escritorCristina Cardoso

Conheça os 20 termos culinários mais importantes da gastronomia

O programa televisivo de sucesso Masterchef está aí para provar: gastronomia é sim uma arte. E como toda expressão artística pede, quem se aventura por ela precisa aprender algumas técnicas, processos, ter uma boa dose de talento e, sobretudo, estudar muito.

Mas se engana quem pensa que este conhecimento deve ser restrito apenas aos profissionais da área. Todos os apreciadores da boa gastronomia podem e devem conhecer o bê-a-bá da preparação de uma boa refeição e o que significam alguns termos culinários, nem que seja para não fazer feio no pedido em um restaurante.

Quer conhecer alguns?



Termos culinários do cotidiano

1. Al dente É uma expressão criada na italiana, usada para indicar o grau de cozimento da massa, quando ela está cozida, mas não mole.

2. Aromatizar Processo de perfumar molhos ou alimentos por meio de ervas, essências, vinhos ou licor.

3. Banho-Maria Método para cozinhar ou aquecer um alimento em um recipiente que é colocado em água fervente. O processo pode ser feito de duas maneiras.

4. Bechamel Famoso molho francês, também conhecido como molho branco.

5. Caramelizar Açúcar derretido até que o mesmo atinja o ponto líquido, com sabor de caramelo, formando uma calda.

6. Confit Técnica de cozinhar a carne em sua própria gordura.

7. Consomê Mais uma do universo francês, essa palavra significa caldo de carne ou frango bem concentrado, servido em recipiente semelhante a uma xícara.

8. Defumar Expor alguns alimentos à fumaça vinda de uma brasa ou churrasqueira para conservá-los e mudar o seu sabor.

9. Desossar Tirar os ossos de carnes e espinhas de peixes.

10. Dessalgar Eliminar o excesso de sal de algum alimento.

11. Empanar Processo de envolver o alimento em uma camada de ovos batidos, farinha de rosca ou trigo e, por último, fritar ou assar.

12. Emulsionar

Técnica de agregar dois ingredientes líquidos que normalmente não combinam bem, exemplo água e gordura.

13. Flambar Utilizar bebida alcóolica (conhaque, whisky ou rum) para criar chamas que entrarão em contato diretamente com o alimento.

14. Ganache Creme a base de manteiga, creme de leite e chocolate, usado com recheio ou cobertura de bolos e doces.

15. Gratinar Técnica de dourar por cima qualquer prato de creme, purê ou sobremesas.


16. Guarnições São os famosos acompanhamentos dos pratos principais.

17. Hidratar Adicionar líquidos a ingredientes secos para que voltem ao seu estado original.

18. Marinar Deixar alimentos banhados em preparação de azeite, vinagre ou vinho com muitos temperos para que fiquem mais saborosos ou mais macios.

19. Reduzir Diminuir a quantidade de líquido pela fervura.

20. Refogar Fritar temperos como cebola, tomate e alho em óleo ou manteiga.

Vale lembrar que cozinhar não se trata apenas de técnica, mas também de inspiração. E aí vai de cada um buscar as suas fontes e referências. Mas aqui vai uma ajudinha.

Como buscar inspiração para me aventurar na gastronomia

Pode ser um programa de televisão como o Masterchef, canais do YouTube de gastronomia, literatura específica ou até mesmo cursos de gastronomia. Há muitas opções, bastante acessíveis a todos, sendo que o mais importante é seguir um caminho que mais lhe agrade.


E se eu não nasci para cozinhar mas adoro comer bem

Não tem problema, afinal opções de bons restaurantes não faltam. Há publicações que divulgam os melhores restaurantes de cada cidade e calendário de eventos de gastronomia.

Agora que você já conhece alguns importantes termos culinários, e já é quase um masterchef, pode se arriscar tentando criar alguns pratos para um jantar especial ou mesmo arrasando na hora de fazer o pedido ao garçom naquele restaurante mais refinado.

Deixe seu comentário contando se já utilizou alguma destas técnicas ou simplesmente passou por alguma experiência envolvendo algum destes termos. Nós, da Rock Gourmet, queremos saber!

Kommentare


bottom of page